By Dr. Adeyinka Olaiya
Assunto: Declarações Ofensivas do Deputado Gustavo Sayer Contra o Povo da África Nós, o povo inteligente da África, estamos desapontados pelo fato de um parlamentar, um cidadão eleito pelo povo, se rebaixar ao usar linguagem ofensiva para menosprezar as capacidades do povo africano, o próprio berço da humanidade. O deputado federal Gustavo Gayer, afiliado ao PL, um partido liberal no Brasil, comparou de forma ignorante a inteligência de uma pessoa africana à de um macaco durante um podcast ao vivo no Brasil.
Esse indivíduo desinformado, que provavelmente alcançou o sucesso por meios questionáveis, não compreende o fato de que o primeiro negro a vencer o Prêmio Nobel de Literatura, em 1982, foi o nigeriano Professor Wole Soyinka.
Sem mencionar o falecido Chinua Achebe, que não apenas quebrou recordes, mas também vendeu mais de 20 milhões de cópias de seu renomado romance “Coisas Desmoronam”.
O parlamentar que ousou comparar a capacidade de discernimento entre o certo e o errado de uma pessoa africana à de um macaco claramente não compreende por que Nelson Mandela, da África do Sul, lutou pela justiça e passou 27 anos na prisão pelo que acreditava ser correto.
É desolador que um povo que teve milhões de suas famílias abduzidas à força da África e transportadas para o Brasil como escravos, para construir as bases da nação, seja agora considerado carente de inteligência para distinguir o certo do errado. É evidente que esse deputado tentará se esconder sob o escudo da política para defender suas palavras, mas nós, a comunidade africana e afrodescendente no Brasil, continuaremos a denunciar todas as formas de discriminação racial, social e étnica. Condenamos, inequivocamente, as declarações depreciativas do Deputado Gustavo Gayer contra a raça africana. Que a justiça prevaleça.
Jornalista/Brasil